O consumo excessivo de produtos industrilizados na alimentação das crianças: De quem é a culpa?





Oi gente!

Hoje o assunto é saúde e alimentação e vou falar de um problema que aflige muitos pais hoje em dia: a alimentação dos nossos filhos. O assunto é muito sério e sei que muitos pais sofrem com isso. Muitas crianças comem mal, não comem legumes, frutas, verduras...só consomem produtos industrializados, cheios de corantes, conservantes...não sabem nem o sabor de uma laranja, de uma maçã...e isso é verdadeiramente um absurdo e muitas vezes ou sempre a culpa é dos próprios pais...

Muitas vezes vemos diversas crianças comendo muitos doces, chocolates, miojo, bolachas recheadas, achocolatado, refrigerantes, enfim, uma enorme quantidade de alimentos industrializados...mas nunca paramos para pensar como isso aconteceu, não é mesmo?

Muitas vezes vemos mamães dizendo: meu filho come mal, meu filho só gosta de doces e guloseimas, etc...mas por que será?



Será que seu filho saiu andando e foi até o supermercado comprar essas porcarias ou foi você, mamãe ou papai que comprou tudo isso e apresentou para o seu filho?

Se as crianças comem doces demais, bebem refrigerantes, só comem frituras, enfim, tudo isso depende dos pais...são os pais os únicos culpados pela má alimentação dos filhos...

As crianças não nascem sabendo que existem esse tipo de comida...

Vocês podem dizer, ah, mas quando ela for pra escolinha vai ficar sabendo, porque vai ver os coleguinhas comendo....pois é, vão mesmo, mas se elas já tiverem bons hábitos, forem acostumadas a comer comidas saudáveis, elas podem até ter curiosidade de experimentar outras coisas, mas não vão ser viciadas nelas...

Meu filho, por exemplo, desde que nasceu, até hoje (está com 2 anos e 2 meses) nunca comeu doces, chocolate, sorvete, refrigerante, etc...ele não come nada de açúcar artificial, o único que conhece e experimentou é o açúcar das frutas...Ele adora frutas secas, castanha do caju, castanha do pará, frutas, enfim...você já viu quantas crianças comendo isso?

Muita gente diz: ah, coitadinho! Coitadinho, porque? Nós é que sabemos que essas coisas são boas, gostosas (prejudiciais se exageradas)...mas as crianças não...então não tem porque ter pena delas...as crianças vão crescer, se tornar adultos e terão a vida inteira para experimentar a comida que quiserem, por conta própria...não precisa dos pais ficarem empurrando isso para dentro delas...

Os pais vão ao supermercado compram achocolatado, refrigerantes a rodo, biscoitos recheados cheio de gordura trans, bombons, etc, entopem os filhos e depois reclamam que eles engordam, comem mal...acho isso uma hipocrisia, sinceramente...muitas vezes fazem isso por ser mais fácil...

É claro que a mídia também tem grande parcela de culpa nisso, devido às propagandas...o supermercado está cheio de variedades e tudo mais...mas nós, pais, não podemos deixar nos influenciar por isso tudo e deixar que os filhos controlem a situação!

Já vi diversos programas de TV que mostram crianças que comem mal e vejo a cara dos pais, tipo assim "isso não é comigo, não é minha culpa que meu filho come mal..." ou "ele gosta de comer só isso, o que eu posso fazer..." aff...

Por isso, quando vamos ter um filho, desde bem pequeninhos temos que criar bons  hábitos para eles...a educação faz parte de tudo, até na hora de se alimentar precisa ter educação...se nos alimentamos mal, quando temos filhos é hora de rever nossos conceitos em prol da saúde e do bem estar dos nossos filhos.




Como eu disse, a criança não nasce sabendo das coisas, dos sabores, etc...cabe aos pais apresentar os alimentos, as comidinhas, as frutas, legumes, etc...

Por isso, se seu filho hoje já grande, não come legumes, frutas, não é culpa dele...pense bem se a culpa não é sua?? Pois é...

Quando pequeno, você deve ter comprado aquele achocolatado, colocado no leite dele...deve ter dado um iogurte bastante açucarado pra ele, colocado açúcar no suco de frutas ou mesmo dado um suco artificial de caixinha...comprado aquelas bolachas açucaradas, biscoitos recheados...ficou com preguiça ou não teve tempo de fazer o almoço ou jantar e fez um miojo cheio de sal e serviu pra ele...enfim...
Você criou hábitos em seus filhos, mas agora coloca a culpa neles porque eles comem mal, briga com eles porque não querem comer o arroz, o feijão, a beterraba, não é mesmo???

Não estou culpando ninguém especificamente, mas vemos muitos pais agindo assim...

Um chocolatinho só não faz mal...um brigadeirinho só! É isso que ouço muita gente falar comigo...como não dou isso para o meu filho, acham que ele sofre...rs

Por isso, mamães e papais, pensem bem no que consomem, no que estão colocando dentro do carrinho na hora das compras, no que estão levando para suas casas e colocando na boca dos seus filhos. 


Dica Venutri Consultoria Nutricional
 



Substâncias adicionadas à alimentos industrializados não são reconhecidas por nosso organismo e devem ser expelidas. Porém, o excesso destas podem sobrecarregar o fígado e rins. Evite o consumo excessivo de alimentos com adição de conservantes, aromatizantes, corantes e adoçantes artificiais. Leia sempre os rótulos e ingredientes dos produtos a serem adquiridos, e lembre que os ingredientes estão sempre em ordem decrescente. Ou seja, o primeiro ingrediente é o que está em maior quantidade no produto.

www.venutri.com.br




O mal entra pela boca e tudo o que nossos filhos consomem agora, com certeza irá refletir na saúde deles no futuro ou mesmo no presente!

Não estou dizendo que a criança não pode comer um chocolate de vez em quando, tomar um sorvete, comer um brigadeiro em uma festinha, não é isso...claro que pode! mas tudo feito com moderação e não deixar que as guloseimas, os produtos industrializados se tornem a refeição principal das crianças!

 
 

Quem ainda não têm filhos, mas um dia pretende ter, lembre-se disso! Se já tem e seu filho se alimenta bem, parabéns, continue assim! 
Agora se seu filho come mal e se alimenta somente de guloseimas e industrializados, está mais do que na hora de rever seus conceitos e parar para pensar porque isso está acontecendo...pense nisso!

Lembre-se: Os hábitos e costumes gerados em nossos filhos, na infância, sejam eles positivos ou negativos, serão carregados por eles pela vida inteira, tanto física como mentalmente...portanto, pense nisso!

Com toda certeza nossos filhos vão nos agradecer por isso depois!


Abraços,





Comentários

  1. Amiga, importante abordagem!
    Precisa evitar o máximo o consumo de alimentos industrializados, aqui libero eventualmente, fico feliz em saber q o seu bb ainda não consome, bjs

    ResponderExcluir
  2. adorei , mas é dificil evitar né
    beijos ]
    onossonude.blogfspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Em quanto são pequenos de fato são os pais que oferecem. Aqui meu menino não come muito doce e nem bebe refri, vai ser assim até eu conseguir controlar.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! depois que crescem eles fazem suas escolhas, mas se já estão acostumados é mais fácil! o meu tb não come doce e nem bebe refri! bjo

      Excluir
  4. Adorei, graças a Deus eu e meu noivo, ele mais do que eu admito, nos preocupamos com alimentação saudável, escorregamos no fim de semana apenas, adorei as dicas, com certeza vou considerar quando tiver meus filhos.
    Passando para desejar um ótimo fim de semana!
    Beijo grande.
    www.yarasousa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Pois é, faz muito bem! Assim vocês já se acostumam e poderão passar uma boa educação alimentar para seus filhos! beijos

      Excluir
  5. gostei, amiga aqui em casa uso sopinha industrializada pra bella quando nao dar tempo de fazer a sopa q ela merece, e o resto é so produtos frescos
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post, os pais precisam ler esse post, comidas industrializadas em excesso não faz bem pra ninguém, ainda mas se for criança.

    Plumas e Paetês
    Fanpage
    Youtube
    Sorteios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Com certeza! Temos que ter muito cuidado com a nossa alimentação e também com a dos nossos filhos, principalmente! bjo

      Excluir
  7. Meus filhos até certa idade comiam legumes, verduras e frutas de qualquer natureza, não sabiam o ue era refrigerante ou doces, daí cresceram e começaram a rejeitar alguns aimentos, mesmo assim tento dribá-los, a mais velha adora hortaliças e frutas, o problema é o mais novo, mas nada que uma panqueca de beterraba, um bolinho de banana resolva.

    My Holy Place Blog | Facebook | Comunidade no Google+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o que é normal, pois vamos criando o paladar com o tempo...mas eles já tem bons hábitos e isso mesmo, temos que ser criativas! beijo

      Excluir
  8. Oi Cibele,vim agradecer a visita,adorei seu blog que tem ótimas dicas.Te seguindo também.Sarah Noemi

    ResponderExcluir
  9. Adorei, quando tiver meus filhos tentarei acostuma-los
    sempre comer coisas saudáveis. Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! com certeza! guarde as informações e não se esqueça! beijos

      Excluir
  10. amei a postagem maravilhosa
    isso mesmo a responsabilidade do que nossos
    filhos comem é totalmente nossa
    eles não vão ao supermercado fazer
    as compras e sim nos
    e depois nos perguntamos por que nossos
    filhos estão gordos ou só comem porcaria
    amei muita informação
    linda noite bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! que bom que gostou! Com certeza, cabe a nós, pais controlar tudo isso e cuidar bem dos nossos filhos! bjo

      Excluir
  11. Ótimo post, Cibele! :)
    Lembro que meus pais me obrigavam a comer verduras e legumes quando era criança. Hoje eu amo comer verduras e frutas! Vc faz muito bem com seu filhinho, parabéns!
    Acho o fim da picada pais que colocam Coca-cola na mamadeira. As pessoas são analfabetas em termos de nutrição, infelizmente.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que bom que gostou!
      Com certeza! os meus também e por isso hoje eu como todos os tipos de verduras e legumes e assim faço com meu filho! não precisa obrigar e sim apresentar tudo!
      Isso é o cúmulo do absurdo mesmo! pais ignorantes! beijos

      Excluir
  12. uma verdade que está presente em muitas casas, precisamos mesmo prestar mais atenção e oferecer alimentos mais saudaveis aos nossos filhos.

    Carlah Ventura
    Blog:Intensa Vida

    ResponderExcluir
  13. Nossa! Amei o post é verdadeiro, me fez refletir bastante. Aqui tenho uma alimentação muito boa com Heitor, ele come de tudo, ainda meio misturado, mas come. Não toma refri e doces são a perdição dele ele ama, eu confesso que as vezes me deixo levar, claro que não é toda hora. Mas me senti culpada. Valeu pela dica. Alimentação saudável é tudo!
    Bjos
    TATTY
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post, me fez pensar. Mas é difícil seguir... Beijos

    marcyiihmake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Sempre fomos acostumados (meu irmão e eu) a comermos de tudo desde pequenos. Acho que minha mãe morreria de vergonha de nós chegarmos na casa de alguém pra almoçar e tals, e a gente não comer nada daquilo que era oferecido. Hahaha Até hoje, dificilmente existe alguma verdura, legume ou fruta que eu não coma. Às vezes não como por preguiça de preparar mesmo. Hahahaha E uma coisa que não me desce é jiló, acho que é comida de passarinho! Mas mesmo assim já tentei comer ele frito, meio que empanado, e até que comi bem. Mas se eu puder escolher, prefiro não comer! Hahaha
    Acho que hoje em dia as crianças comem o que os pais comem. Se o pai e a mãe não comem verduras e legumes, como dar para os filhos comerem? Cadê o exemplo? Acho que o mundo está muito mudado e por isso as crianças estão sofrendo de problemas de saúde que só viriam a surgir depois de anos e anos... Fora a obesidade né... Complicado! Eu ainda não tenho filhos, mas quando os tiver, com certeza irei acostumá-los a comerem de tudo também, como foi comigo...

    Vish, acho que falei demais! Hahahaha Me empolguei!

    Beijão, flor!

    www.BORBOLETAGLAM.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Cibele,
    Apesar de não ter filhos, ainda, eu gostei muito do post porque eu sou uma criança grande!
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Ci! Que ótimo post é sempre bom termos esse alerta!
    Te desejo um ótimo sábado!
    Bjkinhas...

    http://artedepintarunhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ótimo post! A culpa é dos pais, precisamos desde sempre a ensinar a alimentação saudável, os bebes se acostumam com td então que acostumem com o sabor das frutas,verduras e legumes né?
    Você me acha por aqui ☞ Nana Pinho em Cores * Padrinhos de uma flor * Temperando em família * O Peso do Preconceito
    Beijos, Nana ღ

    ResponderExcluir
  19. Aqui em casa eu corto quase tudo
    http://www.jeitosimplesdeser.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Menina ótimas dicas
    Aqui a não dou nada dessas guloseimas a Luma
    é muita fruta que dou
    Bjkas
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Esse é realmente um tema preocupante. Ótima abordagem!!
    Beijinhos
    blogdiariocolorido.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Ótimo post! Também sou a favor de uma alimentação mais saudável. Até já recebi críticas de algumas pessoas por não querer oferecer certos tipos de alimentação a Lohany, dizem que eu sou chata, mas quem sabe o que é bom para ela sou eu.
    Bjos

    ResponderExcluir
  23. Excelente post, não tenho filhos mas sei bem o que você esta falando por que eu como mal, tento mudar mas não é muito fácil, eu adoro essas bobagens como chocolates e sorvetes, mas estou tentando comer frutas geralmente em sucos naturais que gosto mais, bjs

    http://dicascoisasdemulher.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! que bom que gostou! Não só para as crianças, mas para gente também faz muito mal, mas nós sabemos como evitar e controlar! beijo

      Excluir
  24. Oi Cibele! Concordo plenamente! Vi um documentário que me chocou e que fala desse assunto, o Muito além do peso, mostra exatamente isso, pais dando industrializados pros filhos desde muito cedo e o aumento da obesidade infantil no Brasil, é realmente preocupante :(

    Eu espero muito poder fazer igual você, aliás, parabéns, pois não é fácil controlar a alimentação delas assim no nosso mundo hoje! Quero dar só o mais saudável pros meus filhos até quando eu puder! :)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Jess, já vi esse documentário também! acho o cúmulo! Os pais não se dão conta do que estão fazendo e de como prejudicam os filhos!
      Com certeza vai sim! acho que pra nós vegetarianos e veganos é mais fácil, pois sabemos cuidar melhor da saúde! beijo

      Excluir
  25. Tá certíssima Bele.
    Aqui tivemos que mudar nossos hábitos por conta do pequeno príncipe. Rs
    E mesmo assim ele ainda teve alteração do colesterol no último exame feito.
    Mesmo com todo o cuidado alimentar... Agora imagine só se alimentação fosse descontrolada?
    Adorei sua abordagem! É muito importante!
    Bjao,
    Pri.

    ResponderExcluir
  26. Com certeza amiga,se evitarmos melhor,quanto mais a criança conhece o que é saudável terá uma vida adulta melhor.
    http://blogdonadecasatambemsearruma.blogspot.com.br/
    http://deusguianossospassos.blogspot.com.br/
    http://literalmentelivrosefilmes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Aqui também consumimos muito, mais tento nao dar em excesso pra ele.
    Bjinhos

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Não tenho filhos ainda, mas com certeza a culpa da má alimentação da criançada vem dos próprios pais, vejo o que minhas amigas fazem e fico pensando no futuro destas crianças com tanto refrigerante e gordura.

    Bjokas
    Leca
    Comunidade da Beleza.

    ResponderExcluir
  29. Verdade , temos que controlar .
    Complicado , meu mais velho fala, que na escola os coleguinhas comem pizza , italiano e bebem refrigerante e reclama que é o único que não come .

    ResponderExcluir
  30. Ótimo post, Ci!

    Concordo. A alimentação tbm faz parte da educação, e é um hábito. Os pais é que moldam a alimentação dos filhos, até eles terem idade suficiente pra escolherem o que querem comer.
    E como vc mesma disse, tudo é equilíbrio.

    Eu tenho uma amiga q nasceu de pais vegetarianos, e nunca colocou um pedaço de carne na boca. Hoje ela tem mais de 30 anos, e é "Chef de culinária "viva". Dá aulas pelo Brasil todo.

    Então com certeza, os pais influenciam totalmente na alimentação dos filhos, e não podem reclamar se o filho só come besteira.

    bjs
    http://www.clubedocabeloecia.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Muito interessante seu post, a gente nem percebe a quantidade de coisas ruins que ingerimos no dia-a-dia. Interessante tbm seu filho não comer isso.. é dificil hoje em dia né? Em festinhas, ou em casa mesmo, nem que seja sorvete hehehe

    Bjos!
    Tamy
    http://queesmalteusohoje.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Concordo com absolutamente tudo que voce disse!!! Ja vi mães darem coca cola pra bebês de 1 ano, crianças pequenas no mc donalds... é por isso que as marcas estão investindo em achocolatados com suplemento, bolachas recheadas com vitaminas... assim agradam as crianças, e fazem as mães pensaram que o alimento não é tão ruim...
    Quando tiver meus filhos quero acostumá-los desde cedo a comerem direitinho!

    bjs!
    www.blogeuquefiz.wordpress.com

    ResponderExcluir
  33. É complicado dar doces e etc porque depois eles não querem as frutas legumes acostumam mal!!!
    linda semana!!
    bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cinta modeladora: conheça os seus benefícios para o corpo e para a postura

Pulseira de prata masculina

Novas tendências de óculos escuros