8 Maneiras de Prevenir a Queda de Cabelo e Preservar os Fios


A queda de cabelo realmente frustra nossos esforços para manter o cabelo perfeito. Isso acontece comigo geralmente quando descuido da alimentação em momentos que a vida está uma correria completa, mas resolvo rapidamente ao acertar esse detalhe. Mas esse é apenas um fator, hoje vamos falar de como evitar a queda de cabelo e manter o cabelo sempre belo.

Pesquisas americanas evidenciam que as mulheres correspondem a 40% do total de pessoas que sofrem com queda acentuada de cabelo. Mas afinal, qual o motivo para cair tanto? 

Muitos fatores estão relacionados a esse fenômeno, mas entre as principais causas estão seu estilo de vida, hábitos cotidianos e alimentação. Confira abaixo as melhores dicas para prevenir e evitar a queda de cabelo.

1 – Massagem Capilar
Dedique um tempinho no banho para massagear o couro cabeludo, isso remove as células mortas e proporciona o crescimento saudável do cabelo. Faça movimentos de trás para frente com as pontas dos dedos utilizando o shampoo. Essa massagem produz estímulos que favorecem os folículos pilosos e a circulação sanguínea.

2 - Redobre a atenção na hora de escovar os fios.
Alguns tipos de escovas causam mais atrito com os cabelos do que outras, levando à queda mais fácil. Nunca comece a escovar pela raiz, inicie pelas pontas manuseando a escova suavemente. Produtos como a escova modeladora e alisadora e o modelador de cachos babyliss são produzidos com materiais que reduzem o atrito e protegem o fio.


3 – Mais Cuidado com Cabelo Molhado
Quando estão molhados, os fios são mais frágeis. Utilize a toalha apertando-a contra os fios, não cubra o cabelo com toalhas após o banho. Desta forma você evita a quebra desnecessária.

4 – Evite o Sol
Os raios UV danificam os cabelos quando expostos ao sol devido a quebra de proteínas da queratina. Utilize sprays capilares com proteção UV quando for necessário ficar exposta por longo períodos ao sol.

5 – Cuide da Alimentação
Tudo em nosso organismo é feito de proteínas, unhas, pele, músculos e inclusive os cabelos, logo, sua dieta é fundamental para a saúde e boa aparência dos fios. Inclua em suas refeições porções adequadas de alimentos ricos em proteínas como peixe, frango, ovos, carnes magras, iogurte e leite. Além das proteínas também precisamos das vitaminas necessárias para a formação do cabelo, então abuse de legumes, saladas e frutas.

6 - Fuja do Gel.
Geralmente o gel e outros produtos possuem álcool, que causa a desidratação dos fios. Utilize produtos que preservem a humidade do cabelo como os cremes para pentear, que além de hidratar também reduzem o atrito com as escovas.

7 - Evite banhos quentes.
Perdemos de cinquenta a cento e cinquenta fios por dia, no entanto a quantidade dispara de acordo com a temperatura da água, ou seja, quanto maior mais chances de aumentar a queda. 


Veja também

As vitaminas que fazem toda a diferença para os nossos cabelos
Queda de cabelos: como resolver esse problema que incomoda tanto as mulheres



8 – Hábitos X Saúde
Há também fatores genéticos e de saúde que provocam a queda de cabelo. É importante saber se a queda ocorre por maus hábitos ou por outros motivos. Caso a queda não reduza com as dicas, é importante procurar um médico dermatologista para indicar um tratamento.

Seguindo essas dicas você irá notar uma redução na queda de cabelo e o fortalecimento geral dos fios. Lembre-se também que o segredo para um cabelo de cinema é a hidratação, use cremes e mascaras capilares, além de produtos que preservem a umidade.

Continue acompanhando o blog para saber as últimas novidades de beleza e bem estar para uma vida muito mais feliz.

Você tem alguma dica para compartilhar conosco? Deixe sua dica e seu comentário abaixo.



 Já acompanha o Beleza It nas redes sociais? Então vem!


Beijos e até à próxima!


Comentários

  1. Percebi que meu cabelo esta caindo muito e não me dei conta do mau que a água quente faz a nossas madeixas, pior que sei disso mais deu um lapso rsrsrsr. Amei as dica considerei um alerta.
    Blog Com Mãos de seda // Fan Page do Blog // Grupo do Blog

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho muita queda de cabelo, não sei por quê, sempre cuido com bons hidratantes, mas sempre cai muito
    www.donadecasatambemsearruma.com.br

    ResponderExcluir
  3. Banhos quentes fazem um má para o cabelo né.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  4. As dicas são ótima Daiane!
    Acho que o maiores erros são lavar a cabeça com água quente e enrolar o cabelo na toalha.
    Mas no inverno é complicado de usar água mais fria.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  5. Que dicas maravilhosas, algumas eu não conhecia... eu uso um negócio de alho sabe? eu só esqueci o danado do nome kkkkkkk mas enfim, vou colocar algumas dessas dicas em pratica <3

    ResponderExcluir
  6. gostei muito das suas dicas, algumas eu ja sigo outras não, vou anotar tudo aqui pra n perder nada .. belo post!

    Bjos da Ale! | Blog Mulheres Antenadas | Fanpage

    ResponderExcluir
  7. Daiane, amei suas dicas !!!
    Umas já sou adepta e outras vou começar a colocar em prática !!!
    besitos

    blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas!
    Onde eu mais peco é na alimentação mesmo...
    Beijos

    Blog|Canal

    ResponderExcluir
  9. Já faz um bom tempo que estou com quedas de cabelo.
    Anotei as dicas e vou tentar colocar em pratica.
    E eu peco muito na temperatura da água, meu banho é bem quente.
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  10. Algumas dessas dicas já coloco em prática como massagear o couro cabeludo e não lavar o cabelo na água fria.

    Blog Make-Lovers| Fan Page | Twitter

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas. Vou tentar seguir algumas. Ainda bem que não uso gel. Menos uma dica para seguir. hehehehe
    Beijos!
    www.rubiasolbakken.com

    ResponderExcluir
  12. Já fujo da água quente a bastante tempo.. é terrível para os fios. Deixa super oleoso e ainda resseca mais.
    Gostei das dicas mas deve ser levado em consideração que a queda muitas vezes não é provocada por reações externas e sim por problemas de saude.
    Bjão,
    Pri
    www.pareinos25.com

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho um problema serio com agua quente. Eu so lavo minha cabeca qdo estou tomando banho e minha agua vou te contat, esta color ou frio e pelando. Sei que e errado e que danifica tanto o cabelo qto a pele. Mas eu vou tentar.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  14. Arrasou nas dicas...todas otimas!
    Beijinhos :*
    www.estiloaqualquercusto.com

    ResponderExcluir
  15. Água quente faz um mal danado para os fios. Me lembro desde pequenininha, que minha mãe não deixava mesmo lavar o cabelo na água quente.
    http://poseseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Daiane!
    Tô fazendo tudo errado =(
    Vou tentar seguir suas dicas a partir de agora.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Dicas muito importante
    para prevenir a queda dos cabelos

    Linda Tarde!!
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  18. Acredite, não faço nem metade de suas dicas :/ Precisando urgentemente cuidar mais dos meus cabelos, eu até cortei por estar tão mal tratado, cabelo fino demais é osso :(
    Beijinho <3
    ||||----------|||| www.walmontani.com ||||----------||||

    ResponderExcluir
  19. Já sei o que tô fazendo de errado...água quente, muito quente!!
    Ótimas dicas!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. cibele minha linda que dicas maravilhosas,amei bjosss

    ResponderExcluir
  21. Alimentação é mesmo muito importante!
    Adorei as dicas!
    Bjs
    http://pequenasofiaemanuelle.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Nossa menina eu to com uma super queda de cabelo e to vendo que eu to fazendo tudo errado, adorei as dicas, vou seguir a risca para ver se melhora rs bjos

    ResponderExcluir
  23. ótimas dicas
    Bjcas
    http://www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  24. Nossa meu cabelo está caindo muito!! Vou tentar essas dicas, pq é horrível a sensação da escova cheia de cabelo :(

    ResponderExcluir
  25. Ótimas dicas pr prevenir a queda... algumas eu já conhecia... A alimentação correta e consumo de vitamina A faz um bem danado pr o crescimento do cabelo.
    Beijos
    www.beabadabeleza.com.br

    ResponderExcluir
  26. O meu cai muito quando está sujo.
    Preciso de uma escova boa.
    Só uso pente. Gostei das dicas.
    Bjão

    www.blogdajeu.com.br

    ResponderExcluir
  27. Adorei as dias, meu cabelo tá super caindo e quebrando atoa

    ResponderExcluir
  28. Amei as dicas, é bem isso mesmo...
    O mais difícil de todos, é evitar os banhos quentes...rs
    Uma boa alimentação, enfim, é um conjunto de ações que ajudam um cabelo mais saudável...
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  29. Já tive muita queda de cabelo! Claro que ele ainda cai, mas a frequência era alta. Logo depois que parei com banhos quentes/muito quentes mesmo ele deu uma diminuida. Sempre que vou lavar o cabelo prefiro uma água mais morna. O cabelo até brilha mais, pois não afeta tanto o couro cabeludo
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Adorei o post. Um guia completo de cuidados para os fios!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  31. Eu sofria muito com queda de cabelo, mas depois que eu passei a cuidar mais do meu cabelo ele foi parando de cai.

    ResponderExcluir
  32. Amei as dicas faço um monte de coisa ai errada.bom saber para nao comenter mais este erros ...post muito bom

    ResponderExcluir
  33. Adorei e estava mesmo precisando dessas dicas.
    Bjos
    http://www.amaedadri.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cinta modeladora: conheça os seus benefícios para o corpo e para a postura

Pulseira de prata masculina

Novas tendências de óculos escuros