10 dicas para uma refeição saudável no dia a dia





Quando o assunto é alimentação saudável e dieta, ficamos cheios de dúvidas, na hora de pensar em um cardápio equilibrado e montar um prato que depois não traga arrependimentos, para isso, algumas dicas* são essenciais e legais de serem seguidas em nosso dia-a-dia para criar hábitos saudáveis e comer bem.




1. Comer um alimento que não nos apetece vira um sacrifício e desanima qualquer um. Não adianta forçar um alimento que dizem que faz bem. A natureza se encarregou de oferecer muitas opções nos vários grupos de alimentos que podem agradar a todos os gostos.

2. Uma refeição equilibrada deve ter os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento físico e para a manutenção da saúde. Para isso é preciso variar e comer com moderação.

3. Ficar com fome e depois se fartar até passar mal em uma ou duas refeições por dia não faz nada bem. Assim como temos horário para cumprir nossas tarefas diárias, comer também tem hora. Café da manhã, almoço e jantar, intercalados por lanches saudáveis, devem fazer parte da rotina.








4. Produtos frescos, higienizados corretamente e armazenados de forma segura garantem refeições livres de contaminação e sem riscos de problemas gastrointestinais ou intoxicações alimentares. Para isso é super interessante utilizar as bag fitness para um armazenamento e transporte apropriado dos alimentos, para quem costuma fazer as refeições fora de casa.
.





5. Quantos litros de água devo ingerir por dia? A água é fundamental para a saúde, porque ajuda a manter o bom funcionamento do organismo. A quantidade varia de pessoa para pessoa. Então fica a dica: tome pelo menos 30 ml por quilo do seu peso corporal.





 6. Frutas e cereais integrais tornam o café da manhã mais nutritivo e saboroso. Os alimentos integrais geram saciedade e ajudam a fazer melhores escolhas alimentares ao longo do dia.




7. Iniciar o almoço e o jantar com um bom prato de salada fornece não apenas vitaminas, minerais e fibras como também ajuda a controlar os excessos com os pratos quentes.
8. Cuidado com as calorias. Cada um tem necessidades específicas de calorias diárias. Consumir menos ou mais não ajuda nada na dieta que se pretende saudável. A quantidade de calorias, que deve ser consumida, depende de fatores como idade, sexo e estatura, nível de atividade física, estado fisiológico (gestação, lactação e doenças), manutenção de peso, ganho de peso ou perda de peso.

9. Refeições verdadeiramente saudáveis levam à maior qualidade de vida e influenciam no bem estar físico e mental, no equilíbrio emocional, na prevenção de doenças e até no tratamento de doenças.  Olhe bem para o seu prato e veja se ele tem mesmo tudo o que você precisa. Pense antes de escolher os ingredientes e fazer o seu prato.

10. As cores dos alimentos indicam quais as prováveis vitaminas e minerais que eles contêm e, portanto, quanto mais colorido o prato, mais variedade de nutrientes será oferecido ao organismo, contribuindo para o seu funcionamento adequado.


*Dicas da nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Kátia Terumi Martinez Rodrigues Ushiama. 

 

http://www.facebook.com/belezait         http://www.instagram.com/belezait

Comentários

  1. Oi! Adorei suas dicas :) confesso que não sigo todas as suas dicas. Tenho que cuidar mais da saúde. Quase não como salada.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Cibele a alimentação é super importante para todo ser humano, é preciso ficar sempre atento a alimentação não podemos comer nem de mais e nem de menos, temos que ter uma base, no café da manhã sempre como uma fruta, muito boa as suas dicas, Cibele beijos.

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante das dicas, confesso que tenho carência de frutas, tipo café da manhã, tento comer vez ou outra uma verdura... vou atentar mais para um tipo de alimentação mais saudável, sou muito adepta de pequenos lanches e sei que não é o correto. Bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi cibele,amei suas dicas,confesso que nunca sigo essas dicas,a não ser beber muita água,mas será que tem alguém que segue?
    Bem eu tenho as minha dúvidas amiga.
    Se existe alguém que siga parabéns pra ele.
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas e quem disse que comida saudável precisa ser ruim? rs Tenho uma amiga que virou super fitness e posta comidas deliciosas e de baixas calorias. Ótimo post. Bjs

    ResponderExcluir
  6. São dicas pra lá de especiais Cibele, eu estou nessa vibe de cuidar da saúde!
    Adorei!

    Bjos
    Minda =D

    ResponderExcluir
  7. Puxa muito obrigado por estas dicas esta semana estou pegando firme na alimentação saudável, estou um pouco acima do peso e isto está atingindo até minha saúde. Abraços

    ResponderExcluir
  8. super postagem,estou nessa de melhorar alimentacao ,entao veio certinho pra mim,meu problema e com agua,bebo muito pouca ,mas ja me acostumando

    ResponderExcluir
  9. ótimo post cibele , eu tenho a sorte de gostar de alimentos que não agrada a maioria, sou louca por legumes ,verduras e frutas e alimentos integrais.
    bjus .

    ResponderExcluir
  10. Que óticas dicas! Não faço todas essas mas sempre tento deixar minha alimentação saudável!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Tem como comermos bem de forma saudável, adorei esse post e dicas.

    Beijos,
    Maria Ulhôa

    ResponderExcluir
  12. Viver a vida de forma saudável é possível t todos podem fazer isso de maneira correta excelente post querida..

    ResponderExcluir
  13. Gostei das dicas, aqui em casa algumas delas já praticamos e realmente nos causa um bem estar e deixa nossa saúde no seu caminho certo

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  14. A alimentação é muito importante, devemos faze-la de forma simples.
    Não sou adepta a dietas, e sim da reeducação alimentar, otimas dicas as suas.
    bjo

    ResponderExcluir
  15. Cibele, são perfeitas essas dicas! Não é difícil se alimentar direito, basta uma mudança de hábitos.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  16. adorei seu artigo esta ótimo bjus

    ResponderExcluir
  17. Dicas maravilhosas! Uma alimentação balanceada é tudo de bom e a saúde agradece <3
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Na verdade não é uma dieta como as pessoas chamam, mas sim uma reeducação alimentar.
    Água eu tomo bastante e não como lanches, acho que eu ando comendo pouca verduras e frutas.
    Embutidos é raro eu comer e batatas fritas quando eu como é na Airfryer, sem óleo.
    Meu maior pecado são os horários, eu nunca como na hora certa e nem durmo o necessário.
    Mas seu post me fez pensar no assunto, preciso colocar minha vida em ordem e ter horários.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  19. Gostei das duas dicas, não é sempre que consigo seguir todas, bebo muita água sempre. Beijos

    ResponderExcluir
  20. Estas dicas são ótimas e eu já consigo beber mais água, algo que parece tão simples, mas que muitas pessoas acabam por deixar passar por conta da correria do dia a dia. Outra coisa que você falou e que eu ainda deixo passar e muito e não faz bem é a questão de ficar sem comer e me matar em uma única refeição e na maioria das vezes é na janta que acaba por fazer eu engordar também. Mudei de trabalho recentemente e agora estou andando um pouco mais na linha das minhas refeições na hora certa e agora é esperar para vê os resultados. Adorei o post. bjs

    ResponderExcluir
  21. São dicas super valiosas para a nossa saúde
    estou procurando comer muita salada
    esta tendo um ótimo resultado
    adorei
    bjs

    ResponderExcluir
  22. sabe qual é a minha vantagem? eu como de tudo...a mesma boca boa que tenho pra comer uma saladona gostosa eu como uma pizza, ou um sanduíche!! então qdo preciso regular um pouco como certinho, mas tb me permito sair um pouco da dieta! ninguém é de ferro né amiga!
    Bjinhos.

    ResponderExcluir
  23. Amei suas dicas, estou tentando mudar minha alimentação , ate melhora na água que não estou tomando muito, suas dicas vão para meus favoritos !! preciso muito!grande beijo!

    ResponderExcluir
  24. Otimo post alimentação saudavel é importante demais. Gostei bjs

    ResponderExcluir
  25. Ótimas dicas, preciso seguir mais, beijos

    ResponderExcluir
  26. Que prato gosto e saudável, bateu uma fome!
    As Dicas São ótimas!
    bjúús

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cinta modeladora: conheça os seus benefícios para o corpo e para a postura

Pulseira de prata masculina

Novas tendências de óculos escuros