TREINAMENTO FUNCIONAL PODE AJUDAR A COMBATER OS SINTOMAS DA MENOPAUSA

crédito: divulgação

Você tem ondas de calor durante o dia, se sente estressada, ansiosa e percebe que seu humor se altera com muita facilidade. Esses são alguns dos sintomas principais de quem está na menopausa. Nesse período, os ovários param de produzir óvulos e hormônios como o estrogênio ficam desregulados. A boa notícia é que a prática de exercício físico pode ajudar a reduzir essas sensações. Uma das principais formas é por meio do treino funcional.

Quando você faz exercícios, seu corpo libera uma substância chamada de endorfina, fundamental para o bem-estar físico e emocional. É por este motivo que a atividade física pode melhorar o humor das pessoas, inclusive das mulheres na menopausa. Só esse fato seria o suficiente para você começar a se exercitar agora mesmo. Mas os benefícios vão muito além. A prática de exercícios reduz o risco de se obter doenças cardíacas, fortalece os músculos e os ossos e contribui para a perda de peso.

As mulheres na menopausa podem praticar uma modalidade muito popular nos últimos anos, chamada de treino funcional. Aqui, o objetivo não é ficar musculosa, e sim trabalhar atividades naturais do corpo, como correr, pular, agachar, empurrar e girar. A prática é capaz de aumentar a força, o equilíbrio, a flexibilidade e a resistência. O ideal é se exercitar pelo menos uma hora por dia, duas vezes por semana. Ou, se preferir, 30 minutos de atividades diárias.

Dependendo do nível de condicionamento físico, uma pessoa pode chegar a gastar 800 calorias em uma hora de funcional. Com uma corrida, por exemplo, gastam-se cerca de 700 calorias. A prática, no entanto, precisa de orientação profissional. Busque uma pessoa capacitada para te guiar durante os exercícios e montar um cronograma de treino personalizado para suas necessidades.

Além disso, é necessário se ater aos equipamentos esportivos adequados para a realização dos exercícios. Roupas esportivas e para academia são recomendadas, para promover maior movimento e flexibilidade, assim como tênis com sistema de amortecimento. Mas atenção: além de amortecer, eles precisam ser indicados para corridas e esporte. o Air Max 270 da Nike, por exemplo, tem uma tecnologia avançada capaz de absorver o impacto por uso intensivo, mas pode não ser a melhor opção para atividades de alta performance.

Elevação lateral, prancha, agachamento e abdominal são alguns dos exercícios que podem ser praticados. A caminhada também é outra atividade muito benéfica para as mulheres na menopausa, já que colabora para a queima de calorias, estimula a reposição óssea e a elasticidade das artérias. São vários os exercícios que você pode praticar. Todas essas atividades serão benéficas para minimizar os sintomas desagradáveis da menopausa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinta modeladora: conheça os seus benefícios para o corpo e para a postura

Pulseira de prata masculina

Novas tendências de óculos escuros