Dica de saúde: Fibras do tipo solúveis auxiliam no emagrecimento



Oi gente!

Hoje trago mais uma dica de saúde da Venutri Consultoria Nutricional.

Todos sabemos que comer fibras é muito importante para o bom funcionamento do intestino. Mas não é somente para isso que as fibras são importantes. Existem muitas outras funcionalidades e que são super importantes para manter a saúde do nosso organismo além de auxiliar no emagrecimento.

Existem diversos tipos de fibras. Para quem não sabe a diferenciação, vou explicar.






Fibras Insolúveis

São encontradas nas verduras, farelo de trigo, cereais e grãos integrais e propiciam o aumento do bolo fecal, estímulo ao bom funcionamento intestinal e prevenção de constipação intestinal. Encontradas em todos os alimentos vegetais, sua maior fonte são os grãos de cereais como milho, soja, grão de bico e nas frutas consumidas com a casca como a maçã, pêra e ameixa.

As fibras insolúveis ajudam na prevenção de algumas doenças como a constipação e o câncer coloretal. Como a principal função desse tipo de fibra é velocidade do trânsito fecal, ela atua acelerando o movimento do bolo fecal através do intestino. Com isso, também diminui a exposição do cólon a agentes que provocam câncer, fazendo com que dietas ricas em fibras insolúveis atuem prevenindo o aparecimento de câncer nesse local.

Vale lembrar que para as fibras cumprirem o seu papel no organismo, é necessária a ingestão de bastante líquido. Recomenda-se pelo menos 1,5 litros de água diariamente.
Atenção para os pós 50 anos: a tendência natural é diminuir o consumo de água, o que não deve ocorrer.

Por dia, uma pessoa deve ingerir entre 25 e 30 gramas de fibras, solúvel e insolúvel. É importante uma dieta variada, que contenha farelos, aveia, frutas, verduras, legumes, grãos, sementes e pão integral, nas refeições, para alcançar esta quantidade recomendada.

Fibras solúveis
 
São encontradas nas frutas, verduras e leguminosas e propiciam o retardo na absorção de glicose, redução no esvaziamento gástrico (maior saciedade), diminuição dos níveis de colesterol sangüíneo e proteção contra o câncer de intestino. 

A principal Fibra Solúvel é a pectina, encontrada em frutas (laranja, maçãs), vegetais (cenoura), nos farelos de aveia e nas leguminosas. Esse tipo de fibra é classificada como Solúvel por reter água formando uma estrutura em forma de gel.

Ajuda na diminuição do nível de colesterol, prevenindo o aparecimento de doenças cardiovasculares. As dietas ricas em fibras solúveis ajudam no combate à obesidade, já que induzem a uma menor ingestão de alimentos e calorias.

Contribui, ainda, para uma diminuição na glicose sanguínea devido à uma redução na absorção dessa substância.

Fibras x Emagrecimento




As fibras do tipo solúveis podem auxiliar no emagrecimento de forma saudável, pois naturalmente diminuem a velocidade do esvaziamento estomacal, ou seja, o alimento fica mais tempo no estômago promovendo maior saciedade. 

Além de conterem baixo teor de gordura, estas fibras são capazes de reduzir a absorção de açúcares e gorduras no intestino delgado e também evitar picos de insulina no sangue. Inclua diariamente em sua alimentação cereais integrais, aveia, frutas (com bagaço ou casca), verduras e leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha etc).


É super importante ter uma alimentação balanceada e fazer uso dos dois tipos de fibra, o que vai contribuir para uma alimentação saudável e garantir a nossa saúde.

Bom, espero que tenham gostado e sigam as dicas!

Para saber mais sobre a Venutri Consultoria Nutricional acessem:



Abraços,

Comentários

  1. Oiii

    que dica légal!!
    adoreiii demais....
    preciso comer muitas fibras!! Mas não fazia isso, minha alimentação era péssima!!! Depois que comecei a comer, tudo mudou hehehehehehe!!!


    bjinho
    www.enquanto-isso.com

    ResponderExcluir
  2. Oii Ci, eu ultimamente estou em um processo de reeducação alimentar e procuro ingerir mais fibras para ajudar no funcionamento do intestino, já desinchei bastante, estou me sentindo bem melhor do que a algum tempo atrás, realmente agente vê as melhorar que uma boa alimentação trás para nosso corpo e nossa saúde. Ótimas dicas.

    Bjokas
    Leca
    Comunidade da Beleza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu tb estou! as fibras são super importantes, saciam a nossa fome, ansiedade de comer...e são boas para a saúde como um todo! beijos

      Excluir
  3. Menina já anotei a dica.
    Tudo que é para perder peso é útil no momento hehe
    Bjus!

    // Senhor do Século //

    ResponderExcluir
  4. Que bom que gostou, vou lá sim! participei! beijos

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas amada!!
    Vou tentar seguir algumas!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Xiiii, eu não como nem o mínimo pedido por dia. Minha alimentação é péssima e quem sofre com as consequências sou eu. Adorei as dicas, estou tentando mudar a minha alimentação um pouquinho a cada dia e essas informações são fundamentais pra mim.

    www.blogbelissima.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila, cuide da saúde, super importante para os cabelos, pele, unhas, etc...não adianta só por fora! beijos

      Excluir
  7. Nossa que post maravilhoso, tirou muitas dúvidas minhas!!
    Beijos!!
    http://belezaemsintonia.com/

    ResponderExcluir
  8. Gente, estou passando por um processo de reeducação alimentar para emagrecer e para cuidar de uma gastrite. A minha nutricionista fez o mesmo cmg, lista de alimentos que podem me auxiliar, abusar das fibras, principalmente das solúveis e beber bastante água.

    Beijos!

    Gisele.

    http://pareinos25.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Gi, cuide mesmo da saúde, super importante! beijos

      Excluir
  9. Adorei!
    Não sabia dessa diferença, foi
    bom saber, beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ainda estou tentando melhorar a minha alimentação, sou muito difícil para comer frutas, verduras e legumes, mas todos os dias estou tentando acrescentar esse tipo de comida em pelo menos uma refeição, adorei sua explicação me deu mais incentivo, bjs

    http://dicascoisasdemulher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ótima dica! Vou comer ainda mais fibras!
    Beijos

    Elenita
    http://avozdaprimavera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Ci tudobem ?
    Eu já tinha lido sobre as fibras no livro como acelerar seu metabolismo, é muito bom.
    Passando para desejar um dia maravilhoso.
    Beijo grande.
    yarasousa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adorei!
    Acrescentei em meu univrso alimentar informações que eu desconhecia e que é muito bom saber.
    As vezes como sem saber, como por comer em hora errada e por simplesmente gostar (Olha o absurdo).
    Valeu!
    Bjs
    Ritinha

    ResponderExcluir
  14. Ótimas dicas
    O bom é saber mesmo o que comer
    Bjkas
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Gostei das dicas vou dar uma tubirnada na minha alimentação..
    é sempre bom se cuidar, né?
    Com relação a MAry Kay, você já tem consultora?
    Gostaria de conhecer?
    Me manda um e-mail caso tenha interesse...
    saramoura_91@hotmail.com
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Muito bom amiga esse post,eu percebi nos últimos dias que comendo brócolis e couve flor juntos me senti mais saciada,e consequentemente perdi aquela fome de final de tarde sabe.
    http://blogdonadecasatambemsearruma.blogspot.com.br/
    http://deusguianossospassos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, brócolis e couve flor saciam mesmo mais a fome! tb gosto bastante! bjo

      Excluir
  17. Adorei o blog e ja estou te seguindo. Ficarei muito grata se seguir o meu.

    Beijos!


    http://arteemagiadocroche.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cinta modeladora: conheça os seus benefícios para o corpo e para a postura

Pulseira de prata masculina

Novas tendências de óculos escuros